W

Walesko - Sobrenome de origem polonesa, grafia alterada de Walewsko, o qual indicava um homem natural da cidade de Waléwica na Polônia, classificamos então este sobrenome familiar como sendo um toponímico, pois sua origem é geográfica.

Wanderley - Alteração gráfica do original Vanderley, sobrenome toponímico holandês, vem de Van der Ley ou Lei, " das ardósias, das lousas (especie de rocha)" ou " da família dos que trabalham com ardósias ". Em Pernambuco, Kaspar Von der Ley, natural da Alemanha, em serviço na Holanda, passou a Kaspar Van der Ley. Convertido ao catolicismo, casou-se com a pernambucana D. Maria de Melo, com a qual teve seus descendentes.

Watanabe - Watanabe quer dizer beira rio ou beira lago.

Westemberg - Sobrenome alemão, classificado como sendo um toponímico, pois sua origem é geográfica, a palavra Westemberg, traduzida ao pé da letra significaria algo como " Montanha do Oeste ", assim sendo o indivíduo que primeiramente se identificou através de tal nome deveria ter uma ligação com tal local, talvez sendo um habitante da região ou tendo migrado de tal local para outro ficando assim conhecido.

Winckler -Sobrenome de origem alemã, composto pôr duas partes distintas que o formam, vem de Win ( amigo ) e Ckler cuja tradução não nos foi possível, provavelmente uma qualidade do amigo em questão, há grandes probabilidades de ter tomado a forma de sobrenome através de uma alcunha do portador inicial, nome que o destinguia na região onde habitava, passando este nome a seus descendentes.


      Importante - Os textos aqui publicados são apenas pequenas amostras dos historicos enviados, caso seu sobrenome não esteja aqui ou deseje maiores informações visite a sessão "Produtos" ou entre em contato conosco e lhe enviaremos um orçamento sem compromisso.