T

Tagliari - Vem do verbo italiano "tagliare" (cortar). Por transcrição,passou a Tagliaro (cortaram,em dialeto).Os integrantes dessa família eram chamados de" i Tagliaro" (os Tagliaro).Como o plural do italiano forma-se com "i" no final, começou-se a chamá-los de i Tagliari (os Tagliaros).

Tavares - Sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, provavelmente de origem Ibérica, alatinado como Talavus ( um primitivo nome comum de algumas plantas) com o sulfico ares. No século XII foi registrado como Thalavares e posteriormente como Taavares. Em Portugal procedem de D.Pedro Viegas de Tavares, que foi senhor da guarda em tempo de el-rei D.Sancho I.

Távora - Sobrenome de origem pôrtuguesa, classificado como sendo um toponímico, vem do latim Tabora e seria o nome de um rio. Vem de D. Rausendo, bisneto de el-rei D.Ramiro II de Leão pela linha do infante Alboazor Ramires, seu filho. É seu solar o castelo de Távora, na província de Entre-Dourado, sendo o primeiro que se acha com este sobrenome D. Pedro Pires de Távora, filho ou neto de D. Pedro Ramires, fundador do mosteiro de S. Pedro das Águias.

Teixeira - Sobrenome português classificado como sendo um toponímico, ou seja de origem geográfica, referindo-se a um " lugar onde há muitos teixos " ( espécie de arvore conífera ). Os Teixeiras de Portugal procedem de D.Egas Táfez, filho de Táfez Luz, alferes do Conde D. Henrique.

Teles - Sobrenome português, variação de Telez, patronímico de Telo. Português arcaico Telliz. É um patronímico derivado de D. Telo Peres, senhor da villa de Menezes e rico homem de el-rei D.Afonso, o das Navas.

Teresa - Trata-se de um nome feminino, seu uso como sobrenome o classifica como sendo um matronimico, ou seja, que recorda o nome da mãe ou de outra antepassada do portador inicial. Caso alguem possua mais informações, por favor, envie-nos.

Toledo - Sobrenome português de origem toponímica espanhola. Um dos cavaleiros espanhóis que participaram da tomada da cidade de Toledo ( cujo nome remonta ao latim Toletus ) e se estabeleceu nesta cidade desde o primeiro dia da conquista, juntou o toponímico ao seu nome adotando-o como sobrenome. Descendeu dele Fernando Alvares de Toledo, antigo fidalgo português.

Toloti - Sobrenome de origem italiana, a grafia original seria Tolotti, classifica-se como sendo um patronímico, pois deriva do nome original do fundador deste tronco familiar, Tolotti é uma redução popular de Bertolotti o qual é uma variação de Bertollo, que pôr sua vez se origina em Berto com sua raiz no latim Bertus, um nome muito antigo cujos significados se perderam no tempo.

Tomazelli/Tomaselli - Sobrenome italiano classificado como sendo do tipo patronimico, pois deriva do nome proprio do fundador deste tronco familiar, Tomazelli seria a forma diminutiva plural de Tomazzi o qual por sua vez é uma variação um tanto rara de Tomasi, Tomasi vem do nome hebreu Toma (o qual significa gemeo ou irmão gemeo) o nome foi latinizado em Thomas ,Tomás ou Tomé e se difundiu graças ao prestigio e culto do Apostolo de Cristo, Tomé; no latim medieval assume nova terminação e se fixa tambem como Thomasus, em resumo, provavelmente o fundador desta familia chamava-se Tomazzi, os filhos do senhor Tomazzi utilizaram este nome como sobrenome, um de seus descendentes ganhou o apelido de Tomazelle, o qual posteriormente foi pluralizado devido as familias italianas antigas morarem todas juntas, transformando-se assim na familia dos Tomazelli. A terminação " i " em italiano indica plural. Quanto as variações que voce indicou, todas tem a mesma raiz porem com sulfixação diferente.

Tonello - Sobrenome italiano, classificado como sendo um patronimico, ou seja baseado em um nome proprio, que na maioria dos casos recorda o nome do pai do portador inicial, Tonello é formado por Toni acrescido do sufixo diminutivo ello, Toni era uma reduçao popular e coloquial de Antoni (Antonio) cuja raiz vem do latim Antonius.
Em dado momento, alguem cujo nome era Toni ou Antoni ganhou pelos seus a redução carinhosa Tonello, pela qual passou a ser identificado na região onde residia, tal designação passou a sobrenome através da expressão "Filius Quondam Tonello" ou seja "Filho do Sr. Tonello", sendo transmitida desde então pelos demais descendentes deste.

Torquato - Sobrenome português, classificado como sendo um patronímico, ou seja tem origem no nome do pai do portador inicial, vem do latim Torquatus ( adornado ).

Tortola - Sobrenome italiano formado pôr Torto acrescido do sufixo feminino ola o qual indica geralmente uma profissão ou oficio, a palavra Torto vem do latim tortus (torto, recurvo, encurvado) e era um apelativo de cunho popular, atribuído a pessoa com certa deficiência física. Pode também indicar um habitante da cidade setentrional de Grantorto (grande curvatura, grande enseada) o que, devido a existência do sufixo parece ser a opção mais adequada para a origem deste sobrenome. Sendo que o primeiro a utiliza-lo foi uma mulher ganhando assim a forma feminina.

Totti - Provavelmente italiano, porem não possuimos nada a respeito deste sobrenome familiar, caso alguem possua alguma informação, por favor, envie-nos.

Touro ou Tourinho - Sobrenome português, forma diminutiva do sobrenome Touro, provavelmente atribuído carinhosamente a um dos membros da família e sendo transmitido posteriormente, em latim Taurus, Taurinus. No século XIII foi encontrado um registro de Pelagius Taurus e em 1312 um documento citava a existência de Miguel Touro, provando assim que este sobrenome já era utilizado de longa data, acredita-se que teve sua origem em uma alcunha (apelido) do portador inicial, indicando que tal pessoa fosse "forte como um touro" ou tivesse alguma outra qualidade que pudesse ser comparada ao animal.

Travassos - Sobrenome portugues classificado como sendo um toponimico, ou seja de origem geografica, já foi encontrado em registros antigos como Travassos, Travaços e Travazos, sabe-se que este sobrenome é utilizado desde o século XIII, pois existe um documento desta época atestando a existencia de um certo Stéfano de Travazos

Trevilin - Sobrenome italiano, forma adulterada do original Trivellin, o qual é uma forma reduzida de Trivellini que trata-se da forma diminutiva de Trivella. Trivella vem do latim terebra ( broca, verruma ) através do latim medieval terebella ( broca, pua ); o sobrenome se refere a um marceneiro ou carpinteiro, em cuja atividade artesanal a broca representa-se um dos principais utensílios, pode também indicar o fabricante e/ou mercador de brocas.

Trindade (da) - Sobrenome português de origem religiosa, forma de homenagear a Santíssima Trindade. Em determinada época antiga, certas famílias adotavam nomes de ordem religiosa na esperança de atraírem coisas boas para aquela família e para se firmarem como bons cristãos dentro da sociedade da época.

Trugilho - Segundo nosso amigo Marcus Vinicius de Almeida Trugilho, este sobrenome é uma derivação "abrasileirada" de Trujillo, nome de origem espanhola. Acreditando que a mudança deva ter ocorrido em algum lugar no início do século , descobriu que existem algumas pessoas pelo Brasil com o mesmo nome, este sobrenome vem dos seus avós paternos, originários do Rio de Janeiro.


      Importante - Os textos aqui publicados são apenas pequenas amostras dos historicos enviados, caso seu sobrenome não esteja aqui ou deseje maiores informações visite a sessão "Produtos" ou entre em contato conosco e lhe enviaremos um orçamento sem compromisso.