R

Ramalho - Sobrenome talvez de origem geográfica. De ramalho, subst. comum - grande ramo cortado de árvore (Antenor Nascentes, II,258). Antiga e importante família, de origem portuguesa, estabelecida em São Paulo, para onde passou João Ramalho, nat. de Viseu, Capitão Mor de São Paulo [1562], filho de João Vieira Maldonado e de Catarina Afonso. Casado em Portugal, c.1510, com Catarina Fernandes. Passou à S. Vicente, antes de 1513. Fundador, c.1550, da povoação de Santo André da Borda do Campo.

Ramon Sobrenome de origem espanhola, considerado como sendo um patronimico, pois Ramon é um nome proprio catalão derivado do germanico Ragin-mund significando "o que protege o conselho" com o sentido de "sabio poderoso", existem diversas variações para este nome proprio, em português utiliza-se a forma Raimundo.
Foi o sobrenome de uma familia espanhola que veio do pueblo de Molvizar, Provincia de Granada , distante seis quilometros do mediterraneo, para o Brasil em 1890, o patriarca desta familia chamava-se José Ramon Puertas. Fixando residencia no sul do país, mais precisamente no estado do Paraná e distribuindo seus descendentes desde então.
Heraldica: Existe um brasão de armas para o sobrenome Ramon, este seria: Em campo azul, três flores de liz ouro.

Ramos - Sobrenome português provavelmente de origem cristã, refere-se a festa de ramos os domingo de ramos, em um documento de 1693 foi registrado um certo Plácido de Ramos, comprovando o uso deste sobrenome, no mínimo desde esta época, na idade antiga era comum algumas famílias adotarem nomes que, de alguma forma homenageasse a igreja católica, firmando sua posição de católicos praticantes e na esperança de trazer bons fluidos para a família.

Raposo - Sobrenome português, considerado como tendo sua origem em uma alcunha ( apelido ) do portador inicial, provavelmente associando-o as qualidades de uma raposa.

Raucci - Sobrenome italiano, considerado como tendo sua origem em uma alcunha do portador inicial, trata-se da forma plural de Raucco o qual vem do latim Raucus ( rouco ou fanhoso ), assim o portador inicial deve ter sido conhecido em sua localidade através desta sua característica.

Rech - Sobrenome italiano considerado como sendo um patronimico, pois deriva do nome proprio do fundador deste tronco familiar, sua origem vem do nome germanico Harik ( derivado de Haria, significando exercito, povo em armas, guerreiro ), latinizado em Ariccus, evoluiu para Arecco, nas areas alpinas se reduziu a Recco e suprimiu-se a vogal final, fenomeno tipico destas regiões, dando como resultado final Rec e Rech. Se definiu como sobrenome através da expressão " Filius Quondam Rech " ou seja " Filho do Senhor Rech ", passando posteriormente esta denominação aos demais descendentes desta familia.

Reghine - Sobrenome italiano, classificado como sendo um matronímico, ou seja, sua origem está ligada ao nome da mãe do portador inicial ou de alguma antepassada que se destaca-se de alguma forma em sua comunidade, a forma mais usual deste sobrenome é Regine, sendo Reghine, provavelmente uma alteração gráfica rara dialetal ou regional, não sendo excluída a hipótese de erro tradutorio pôr ocasião da imigração, tal hipótese é levantada pelo fato do sobrenome praticamente não ser encontrado na Itália sob a forma Reghine e sim como Regine.

Reis - Sobrenome português de origem religiosa, vem da expressão Reis Magos, antigamente comemorado a 06 de janeiro e agora no primeiro domingo de janeiro, na idade média muitas famílias adotaram sobrenomes de origem religiosa na esperança de trazer sorte e prosperidade para suas famílias.

Reverbel - Sobrenome de origem francesa, podendo ser classificado como um toponimico, pois significa Bela Montanha (ou colina) talves se referindo a pessoa que habitava tal região. Um francês de nome Antony Charles Theodore Reverbel veio de Lyon para Quaraí - RS. Temos informações de que foi o sobrenome de uma família estabelecida em Bagé, Rio Grande do Sul. Seus descendentes fizeram alianças com as famílias Garcia, Oliveira e Souza e Teixeira Brasil, entre outras.

Rezende - Variação do sobrenome português Resende, foi registrado em documento do século 13 como Réésendi passando a forma atual pôr volta do século 16. Existe o solar da família, a Quinta de Resende, junto ao mosteiro de Carquere, fundado pôr Egas Moniz.

Rezzani - Sobrenome de origem italiana classificado como sendo um toponímico, ou seja de origem geográfica, Rezzani é como eram chamados as pessoas oriundas da localidade setentrional de Rezzano, cujo nome remonta a Fundus Regianus ( Terras, latifúndio do cidadão Regius ), nas quais surgiu a povoação.

Ribeiro - Sobrenome português classificado como sendo um toponímico pois tem origem geográfica, significaria "riozinho". A família Ribeiro de Portugal é de origem nobre, Ribeiros e Ribeiras, ao que parece são a mesma família. Procedem de el-rei D. Ramiro, ultimo de Leão e há em Castela ( Espanha) deste apelido casas muito principais.

Riccio - Sobrenome italiano, vem do latim Ericius, ouriço, porco-espinho, o animal tem pêlos hirtos, mas possui a faculdade de enrolar, embolar, encaracolar seu próprio corpo, como estratagema de defesa e proteção, deste fato, o termo italiano riccio, rizzo tem tambem o sentido de crespo, encaracolado, o sobrenome alude, pois, a esta característica do cabelo e/ou barba do fundador deste tronco familiar.

Richardelli - Sobrenome italiano classificado como sendo um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, é formado pelo nome próprio Richard ( atual Ricardo ) com o sulfixo diminutivo plural elli, o nome Richard não é um nome comum na Itália donde se conclui que, provavelmente o fundador desta família tenha vindo para a Itália, onde ganhou um apelido diminutivo transformando-se em Richardello ( algo como Ricardinho ), assim seus filhos passaram a ser conhecidos como " Fulano Filius Quondam Richardello " ou " Fulano filho do Sr. Richardello " e seus netos simplesmente adotaram o nome como sobrenome, com o passar do tempo, adotou-se na Itália o costume das famílias morarem juntas em grandes fazendas assim a "Casa dos Richardellos " em italiano fica " Cassata dei Richardelli " transformando assim este sobrenome para o plural.

Ricoldi/Ricordi - Infelizmente nada possuimos a respeito deste sobrenome familiar, caso alguem possua alguma informação, por favor, entre em contato conosco.

Rizzardi - Sobrenome de origem italiana, classificado como sendo um patronímico, ou seja tem origem no nome do pai do portador inicial, Rizzardi é uma forma regional para Riccardi, o qual seria a forma italiana para o atual Ricardo.

Rocha (da) - Sobrenome portugues, classificado como um toponimico, ou seja de origem geografica, acredita-se que sua origem seja francesa, pois existe um registro de 1220 a respeito de um frances que residia em Portugal seu sobrenome era de Rochela que é o diminutivo do frances Roche. Na espanha encontrou-se o registro de um certo Rojas, em documentação mais antiga datada de 1126 se acha o registro de Arnaldo da Rocha, companheiro do mestre do templo D. Galdim Paes. Seu significado é " Pedra grande e/ou dura ", deve inicialmente ter sido utilizado como uma alcunha que valorizava alguma caracteristica de um individuo, transmitindo posteriormente a designação aos seus descendentes.

Rodegheri - Sobrenome Anglo-Saxão, classificado como um patronímico, pois deriva de um nome próprio, vem do nome germânico Hrodgair [formado de hroth, fama, glória, e de gaira, lança, com o sentido de famoso com a lança ou lança gloriosa]. Este mesmo nome foi encontrado com algumas formas latinizadas, são elas : Rotecherius, Rotgerius, Rutgerius, Roglerius, Rogerius ( atualmente utiliza-se a forma Rogerio ). Se define como o sobrenome através da expressão "Filho do Sr. Rodegheri ".

Rodrigues - Sobrenome de origem portuguesa, classificado como patronimico, ou seja, foi o nome do fundador deste tronco familiar, deriva do nome próprio Rodrigo, na Espanha se usa na forma Rodríguez, o nome Rodrigo vem do germanico Hrod-rich "Rico em gloria" ou "Senhor da gloria". É um nome medieval, imortalizado pelo ultimo rei visigodo, considera-se o nome Rui como sendo sua forma familiar.

Roland - Forma apocopada ou abreviada de Rolando, nome que vem do germânico Hrodland, significando " gloria de sua terra ", foi o nome de um dos chefes do exercito de Carlos Magno ( século 8 ), herói de Roncesvales, donde pode ter sido transformado em sobrenomes. Como sobrenome se classifica como um patronímico, pois deriva do nome do pai do portador inicial, assim o "Filho do Sr. Roland" passou a ser conhecido como "Fulado do Roland"ou apenas como "Fulano Roland", passando o nome dai em diante.

Romanatto - Sobrenome italiano classificado como sendo um toponímico, pois sua origem é geográfica, é formado de Romano com o sufixo singular atto o qual pôr vezes indica etnia de uma pessoa, Romano é como era conhecido os habitantes de Roma, assim a primeira pessoa a se distinguir com este sobrenome deveria ter sua procedência de Roma e emigrado para outras regiões onde ganhou a denominação Romanatto.

Romão - Forma popular portuguesa do latim Romanus cujo significado era " Romano, de Roma ", o uso mais comum deste é como nome próprio.

Romero - Sobrenome português de origem cristã, vem do espanhol Romeiro que significa " peregrino " aquele que vai a Roma pôr devoção, as origens dos sobrenomes Romero, Romeiro e do nome próprio Romeu são as mesmas, todos são baseados no latim Romaeus, não se sabe ao certo quando que esta designação começou a ser utilizada para diferenciar uma família das outras mas com certeza eram cristão dedicados.

Roncata - Sobrenome italiano classificado como tendo sua origem em um função, compondo-se pôr Ronca e o sulfixo ata o qual indica uma qualidade, Ronca vem do latim runco, runconis, foice, arma de guerra, o sobrenome se refere a um fabricante e/ou mercador de foices ou roçador, desmatador que prepara terrenos para a agricultura ou a soldado armado de ronca nas batalhas.

Rondina - Sobrenome italiano, classificado como sendo derivado de uma alcunha do portador inicial, trata-se de uma variação regional de Rondine, Rondine é a forma italiana do latim hirundo, hirundinis, palavras cujo significado era "andorinha", o sobrenome é um apelativo conferido a pessoa que encarna os atributos da andorinha, como animal arredio, migratório, atrevido, rumoroso, rápido como uma flecha. Em algum lugar do passado, alguém apelidado de Rondine transmitiu o nome a seus descendentes, seu filho então seria "Fulano, filho do Rondine", com o passar do tempo tornando-se apenas "Sicrano Rondine". A Itália nunca foi muito grande e as famílias migravam com certa freqüência entre as aldeias existentes, varias aldeias tinham dialetos diferentes, e quando esta família passou por elas sofreu alterações em seu nome original transformando-se em Rondina, Rondinello, Rondinelli, Rondini, Rondinini. Pode-se observar que algumas famílias ganharão um "i" no final do sobrenome, a letra "i" em italiano indica a forma plural, ou seja, um clã familiar, assim a "Família dos Rondines" em italiano torna-se "Famíglia dei Rondini" ou "Cassata dei Rondini" (Casa dos Rondines). São poucas as famílias que não sofreram tal mudança, a família Rondina foi uma delas.

Rossi - Sobrenome italiano, forma plural de Rosso, é classificado como tendo sua origem em uma alcunha do portador inicial, Rosso significa vermelho em italiano , no caso indicaria uma pessoa ruiva, com pele ou cabelos cor de fogo.

Roveri - Sobrenome de origem italiana, Roveri é a forma plural de Rovere, este vem do latim robur, roboris, carvalho, o sobrenome indica o mercador de madeira desta arvore ou uma pessoa que residia junto a um bosque de carvalhos.

Rubim - Sobrenome de origem portuguesa , variação do francês Robin, documentado no século 13 como Robim, seria uma forma familiar do nome próprio Roberto, sendo assim classificado como um patronimico, ou seja tem sua origem no nome do fundador desta familia.

Ruotolo - Sobrenome de origem italiana, variação regional de Rotolo, forma italiana para o árabe ratl, medida de peso correspondente a 800 gramas aproximadamente, como sobrenome tem o significado de cunho popular, como um mercador que furta no peso.


      Importante - Os textos aqui publicados são apenas pequenas amostras dos historicos enviados, caso seu sobrenome não esteja aqui ou deseje maiores informações visite a sessão "Produtos" ou entre em contato conosco e lhe enviaremos um orçamento sem compromisso.