L

Lambert- A origem do nome Lambert vem do alemão antigo Landperaht, depois evoluido para Lambert, esta palavra foi formada por duas outras, o nome significava "esplendente, brilhante (bert) em sua propria terra (land). Existem alguns registros de familias Lambert no Brasil.

Lamounier - Segundo informações do nosso amigo Amilton Lamounier este sobrenome predomina na região do sul de Minas, mais especificamente nas pequenas cidades de Candeias e Itapecerica. Alguns dizem ser de origem francesa, outros alemã.

Lana - Sobrenome italiano classificado como tendo sua origem na profissão do fundador inicial deste tronco familiar, a palavra Lana vem do latim e significa " lã ", tal palavra tambem era utilizada para designar a pessoa que trabalha como mercador de lã, como inicialmente ele era conhecido como " Fulano, o Lana " seus filhos passaram a ser conhecidos como " Sicrano filho do Lana ", dai para a frente tal designação foi sendo passada de pai para filho.

Lara - Sobrenome utilizado por português porem de origem espanhola, do latim Lara " Ninfa do tibre, mãe dos lares, deuses domésticos ". Os Laras da Espanha tiveram origem em um filho do rei de Leão, que construiu o castelo de Lara. Todos os chefes desta família ostentaram sempre o titulo de Conde. O Conde D. Pedro de Lara foi o primeiro e viveu no reinado de Fernando I de Castela, isto é entre os anos de 1037 e 1065.

Latorraca - Sobrenome italiano, classificado como um toponímico, pois sua origem é geográfica, é formado pelo artigo "La" , que corresponde ao português "a" e pelo substantivo "Torraca", este sobrenome indicava um indivíduo oriundo da cidade meridional de Torraca, cujo nome remonta ao latim turris ( torre ), com o sufixo aca, significando assim uma torre baixa e ampla.

Laureano - Sobrenome de origem européia, provavelmente portuguesa, classificado como sendo um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, Laureano ou Lauriano são derivações do nome próprio Lauro, este tem sua origem no latim Laurus ( loureiro ( árvore)), este nome indicava vitória ou triunfo, pois com as folhas de louro se coroavam os vencedores de jogos e torneios.

Lauris - Sobrenome utilizado por germânicos e austríacos, trata-se de uma forma adulterada do original germânico Laurentz, o qual tem suas raízes no latim Laurentius. Laurentz era na verdade um nome próprio, assim " Fulano filho do Sr. Laurentz " ficou conhecido apenas como " Fulano do Laurentz " ou " Fulano Laurentz, por esta razão consideramos este sobrenome como sendo um patronímico, pois deriva de um nome próprio.

Lavezzo - Sobrenome italiano, classificado como tendo sua origem em uma atividade profissional, Lavezzo vem do latim lapideum (recipiente de pedra), e era como se chamava o artesão que trabalhava a pedra para fabricar vasos e outros recipientes, se definiu como sobrenome devido a como era conhecido tal artesão em sua região, assim "Fulano, o Lavezzo" teve seu filho conhecido como "Sicrano, filho do Lavezzo", e assim em diante o sobrenome foi se formando e transmitido aos demais integrantes desta família.

Leite - Sobrenome português primitivo, derivado de uma alcunha o portador inicial. Esta se originou da comparação da alvura de uma pessoa com o leite ( facez leitosas). Parece que o mais antigo deste sobrenome foi Petrus Leite, de Guimarães, senhor de várias propriedades no Minho e documentado em 1258.

Léo - Sobrenome de origem europeia, pois não se define ao certo o pais de seu primeiro uso, vem do latim Leo ou Leonis ( leão ), era utilizado como uma alcunha ( apelido ) que valorizava a força e/ou a coragem de um individuo, a primeira pessoa a se diferenciar das outras por este nome transmitiu a designação aos seus descendentes, percistindo até os dias de hoje.

Liberal - Informacoes nao confirmadas contam que esta familia vinda de Portugal teria um outro sobrenome e ao se instalar no Brasil teria adotado o sobrenome Liberal por questoes politicas .Hoje seus descendentes se encontram espalhados principalmente no nordeste.
Nada mais sabemos a respeito deste sobrenome familiar.

Lima - Sobrenome português classificado como um toponímico, ou seja tem origem geográfica, deriva de Limia, nome pré romano ( Celta ou Ligure) , significaria "esquecimento", é o nome de um rio, da onde sua origem toponímica. Existe uma lenda que diz que quem atravessa-se este rio ficaria esquecido de tudo. Provavelmente a primeira pessoa a utilizar este sobrenome deveria ter sua morada próxima a este rio.

Limont - Forma abreviada ou variação gráfica do sobrenome italiano Limonti, este é composto por duas palavras, sendo Li (os) e Monti o qual é a forma plural de Monte que vem do latim Mons, Montis (monte ou montanha) o sobrenome recorda um habitante das montanhas, ou morador de uma das muitas cidades e localidades assim chamadas, por terem surgido sobre um monte. Ao pé da letra podemos traduzir este sobrenome como sendo "Os montes", sendo assim classificado como toponimico, ou seja de origem geografica.

Lira - De lira ou Lyra (Instrumeno musical), substantivo comum.O Prof. Guérios acredita ser derivando do latim lira (rego, sulco) dá, com dúvida, como sobrenome geográfico da Galiza (Antenor Nascentes, II, 174, 360). Então pode ter sido utilizado como sobrenome inicialmente por um musico ou por um habitante de uma região denominada "Lira".

Lobo - Sobrenome português primitivo, considerado como sendo derivado de uma alcunha, vem do latim lupus ( lobo ). Na Itália o nome Lupo foi comum nos tempos feudais. Atribui-se sua ascendência a Dona Lopa Gomes, filha do Conde D. Gomes Nunes.

Lombardi - Sobrenome de origem italiana, classificado como sendo um toponimico, pois possui origem geografica, encontra-se em sua forma plural, como a maioria dos sobrenomes italianos, a forma singular seria Lombardo, este seria um habitante da região da Lombardia ( região setentrional da Italia ), este sobrenome pode tambem expressar a ideia de um mercador ou banqueiro.

Longo - Sobrenome italiano, classificado como tendo sua origem em uma alcunha do portador inicial, tal designação vem do latim longus (comprido, alto), sobrenome que se refere a elevada estatura, á compleição fisica esguia, esbelta do cidadão assim cognominado.

Lopes - Sobrenome portugues classificado como sendo um patronimico, ou seja tem sua origem no pai do portador inicial, variação do original Lopez, patronimico de Lopo, forma arcaica e erudita do latim Lupus, "Lobo". Existiu um certo João Lopes que recebeu armas ( Brasão ) de D. Afonso V em 1466.

Loureiro - Sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo um toponímico, ou seja de origem geográfica, refere-se a arvore do louro. A família original tomou o nome da Quinta do Loureiro na freguesia de Salgueiros, do termo de Viseu. Das folhas desta arvore se teciam coroas para premiar vencedores de jogos e torneios. O nome próprio Lauro também possui esta raiz.

Lourenço - Este sobrenome é considerado como sendo um patronímico, pois deriva de um nome próprio, provavelmente do fundador deste tronco familiar, deriva do latim Laurentius cujo significado seria " Natural de Laurento ", cidade do Lácio. O nome Lauro é uma variação deste, este sobrenome provavelmente tem origem portuguesa.

Louzada - Sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo um toponímico, pois sua origem tem base em um fato geográfico, variação gráfica do origina Lousada ( " Lugar onde há lousas " ? ).

Lovato - Sobrenome familiar italiano, classificado como tendo sua origem em uma alcunha (apelido) do portador inicial, é formado pelo substantivo Lovo acrescido do sufixo ato ( o qual indica uma situação, grau ou distinção, em português corresponde aos sufixos -ato ou -ado).
Lovo é a forma dos dialetos venetos para o latim lupus (lobo), que em outras regiões da Itália também é utilizado como lupo, animal sagrado entre os antigos, o sobrenome indica na maioria das vezes, um caçador de lobos ou um apelativo que rememora os atributos deste nobre animal na pessoa do cidadão assim denominado, como a esperteza, a destreza, a ferocidade. Em alguns casos (mais raros) este sobrenome pode recordar o nome do fundador deste tronco familiar, pois as palavras Lupo e Lovo também foram utilizadas como nomes próprios, porem devido a existência do sufixo ato neste sobrenome, tal hipótese pode ser descartada.

Lucato - Sobrenome de origem italiana, considerado como sendo um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, deriva do nome Luca com o sulfixo ato ( o qual indica uma situação ou distinção ), Luca vem do grego Lukás, provável redução de Lukanós, o nome se difundiu devido ao prestigio e culto do evangelista Lucas.

Luvezuto - Sobrenome de origem italiana, é uma variação dialetal de Lovisotto este vem de Lovisi com o sulfixo otto que pode significar um aumentativo ou um diminutivo, Lovisi deriva do latim Lupicios (relativo ao lobo) através da forma veneta Lovo (lobo) e Lovisio ( referente ao lobo ). A forma Luvezzutti nada mais é do que o plural de Luvezzutto, antigamente as famílias italianas moravam juntas em grandes fazendas, assim a casa dos Luvezzuttos era conhecida como "Cassata dei Luvezzutti" a terminação " i " do final representa a forma plural em italiano.


      Importante - Os textos aqui publicados são apenas pequenas amostras dos historicos enviados, caso seu sobrenome não esteja aqui ou deseje maiores informações visite a sessão "Produtos" ou entre em contato conosco e lhe enviaremos um orçamento sem compromisso.