G

Gaal - Gostaria que fizesse a pesquisa do sobrenome GAÁL. Originalmente, era GÄAL (trema em cima do primeiro A). Todos os meus avos vieram da Hungria, a 70 anos atrás.
Infelizmente nada sabemos a respeito deste sobrenome, por favor, caso alguem possua alguma informação, envie-nos.

Gabardo - Sobrenome italiano, classificado como sendo um patronímico pois deriva do nome do fundador deste clã, vem do nome germânico Gabhard formado por Gab ( dádiva ) e Hard ( Firme, forte ), foi latinizado em Gabuardus e Gabardus, evoluindo posteriormente como Gabardo e sendo transmitido aos membros desta família.

Gaeta - Sobrenome italiano classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, indica uma pessoa oriunda da cidade meridional de Gaeta, cujo nome remonta ao grego Kaiéta, gruta, enseada do mar, que se latiniza em caieta, tal designação foi transmitida aos seus descendentes.

Galeone - Sobrenome italiano, classificado como tendo sua origem em uma atividade profissional, existem duas interpretações para este sobrenome, pois sua primeira parte pode ter duas origens, pode ser formado pelo latim Gàlea (elmo, capacete de proteção) indicando assim um homem armado, preparado para a batalha, ou ser derivado do grego Galéa (nave, embarcação) indicando assim um marinheiro, a segunda parte do sobrenome, o sufixo -one é uma desinência sem função especifica, mas que em alguns casos assume a forma de aumentativo. Podemos concluir então que a primeira pessoa a utilizar tal sobrenome tratava-se de um soldado ou um marinheiro, que transmitiu tal denominação aos seus descendentes.

Galiazzo - Sobrenome de origem italiana, variação regional de Galeazzo, indicava um membro da tripulação de uma embarcação ( do grego Galéa, " Nave, Nau "). Este sobrenome se classifica como tendo sua origem na profissão do fundador deste tronco familiar.

Galluzzi - Sobrenome italiano classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, sua primeira parte (Gallo) vem do latim gallus e indicava um gaulês (habitante da Gália), Gallus foi um sobrenome de muito prestigio na sociedade romana se referindo a etnia gaulesa, a segunda parte (uzzi) é um sufixo diminutivo pejorativo o que nos leva a crer que a pessoa que o recebeu não era muito querida pelos demais sendo chamada popularmente pôr algo semelhante a "gaulezinho", sendo esta uma forma cômica, tal designação foi repassada a seus descendentes.

Galvão - Sobrenome português cuja origem é um pouco incerta, pode ter vindo do latim Galbanus, nome de uma planta sempre verde, do Gaulês Gwalwanus, espécie de falcão branco ou do Galês Gwalchmal que significa cortês. Em documentos do português arcaico encontrou-se registros da grafia Galvam. Ao que parece, esta família é inglesa e tras suas origens da família de Galvim daquele reino.

Gandolfi - Sobrenome italiano classificado como patronimico, pois deriva do nome proprio do fundador inicial deste tronco familiar, deriva do nome germanico Gandwulf ( formado de gand, bastão ou vara magica e wulfa, lobo, com sentido de lobo dotado de força magica ), nome de guerreiro, porquanto o lobo era um animal sagrado entre os antigos e simbolo de força, astucia e ousadia, latinizado em Gandulfus o sobrenome se define pela expressão " Filius Quondam Gandulfus " ou " Filho do senhor Gandulfus " e toma sua forma atual quando este se pluraliza através da expressão " Cassata dei Gandolfi " que seria a " Casa dos Gandulfus ". A terminação " i " em italiano representa a forma plural.

Garcia - Sobrenome portugues de provavel origem ibérica. Em documentos arcaicos encontramos registros das variantes Garsia, Garsea e Garcea. A forma Garcias parece patronimico, ou seja derivado de um nome próprio, assim como Garcez. De etimo controverso. Segundo alguns historiadores vem do basco Harsea ( o urso ).

Gattringer - Meu sobrenome é GATTRINGER, é de origem austriaca, sendo que existe somente uma familia com esse sobrenome aqui no Brasil, meus avós vieram para o Brasil entre 1930 e 1940, gostaria muito, se possível obter mais informções sobre meu sobrenome. Ficaria muito grato se conseguisse alguma informação.
Infelizmente nada dispomos a respeito deste sobrenome caso alguem saiba de algo, por favor, envie-nos.

Gatto - Sobrenome italiano, classificado como tendo sua origem em um alcunha (apelido) do portador inicial, vem do latim cattus, que originalmente significava "filhote de animal"; com a introdução do gato domestico no império romano, idéia importada do Egito antigo, este felino passou a ser designado pelos romanos como cattus, como sobrenome relembra um apelativo relacionado com os atributos deste animal; na época era tradição assumir nomes e sobrenomes de animais, pois os antigos acreditavam que assim encarnariam suas qualidades, como a vigilância, a sagacidade, a esperteza, a agilidade e a destreza do gato.

Giansanti - Nome de origem italiana, da região de Pescara, na costa adriática da Itália Central. A origem provável se refere a alguém com muita devoção por santos, ou apelidada desta forma por algum motivo (quem sabe por fazer algum tipo de "milagre"...), ou ou ter profissão vinculada a este assunto (escultor, comerciante, pintor, etc).

Giovanini - Sobrenome italiano, variação setentrional de Giovannini, deriva do nome Giovanni (João para os italiano) acrescido do sufixo diminutivo ini, tomou a forma de sobrenome através da expressão "Filius Quondam Giovannini" ou seja " Filho do Sr. Giovannini.

Girotto - Sobrenome de origem italiana, classificado como tendo sua origem em uma alcunha do portador inicial, Girotto é uma forma diminutiva de Giro o qual vem do latim Glis, Gliris ( esquilo ). O sobrenome é um apelativo dialetal vêneto ( no italiano é Ghiro ) conferido a cidadão por relembrar os atributos desse roedor, como a agilidade, a graça, a voracidade e também a longa hibernação por que passa.

Gomes - Sobrenome de origem portuguesa, existem registros do século IX como Gomizi e Gomiz, em espanhol utiliza-se Gomez e Güemes, sua origem provável vem de uma abreviação do visigodo "Gomoarius" que significaria "Homem de guerra" , o qual pôr vezes foi utilizado como nome próprio, sendo assim esta sobrenome classificado como um patronímico, ou seja baseado no nome do fundador deste tronco familiar.

González - Sobrenome de origem espanhola, é considerado como sendo a forma espanhola de Gonçalves, é classificado como sendo um patronímico pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, é derivado do nome Gonçalo, assim " Fulano filho do Sr. Gonçalo " era conhecido como " Fulano Gonçalves " e em espanhol " Fulano González ". A partir dai a designação foi transmitida aos demais descendentes desta família.

Goulart - Sobrenome de origem francesa, provavelmente referindo-se a uma alcunha ( apelido ) ou característica do portador inicial. Seu significado seria " guloso ou comilão ", existe também a variação Goulard que possui a mesma origem e significado.

Grandini - Sobrenome italiano, forma diminutiva plural de Grandino, este tem como base o nome Grande o qual vem do latim Grandis, " Pessoa de estatura elevada, de dimensões acima da media " ou " De virtudes e qualidades morais de alto grau ", este sobrenome é considerado como tendo sua origem em uma alcunha ( apelido ) do fundador deste tronco familiar, sendo posteriormente transmitida a seus descendentes, está na forma plural devido as familias italianas antigas terem o costume de morarem juntas, assim a familia se tornou " A familia dos Grandini ", a terminação " i " em italiano identifica a forma plural da palavra.

Grespan - Sobrenome italiano, variação de Crespan, o qual seria uma redução dialetal de Crespani , Crespani era o nome dado aos habitantes da cidade de Crespano, cuja denominação deriva de fundus Crispanus ( terras do cidadão Crispus ), na qual surgiu o povoado.

Grossi - O uso dos modernos sobrenomes teve origem no princípio da Idade Média. Depois do fim do Império Romano, um dos primeiros países ocidentais a instituir o uso dos sobrenomes hereditários foi a Itália. Existem documentos que colocam em evidência como estes sobrenomes hereditários foram usados pelos nobres da República de Veneza no décimo e décimo primeiro século.
O sobrenome Grossi, com as suas variações Grosso e De Grossi, teve origem de um supranome pertencente à categoria de sobrenomes que são baseados em sua única característica física, ou então um atributo pessoal do progenitor. Neste caso particular, o sobrenome Grossi é derivado evidentemente do adjetivo "Grossi" referindo-se à dimensão física do portador original. Uma das primeiras referências deste nome é a documentação de uma família que tinha o nome Grossi e que se estabeleceu em Ravena no século XV, proveniente originalmente de Randello. Foi Pietro Grossi o primeiro a chegar a Ravena em 1400 e lhe foi dado como recompensa pelos serviços à República a posse de Brusabecco, uma propriedade confiscada de Polentani.
Também Battista e Andrea Grossi serviram no exército juntamente com Pietro. Sabemos que em 1512 um outro personagem de nome Pietro Grossi era Dicario (pessoa que serve a Cúria) e um Francesco di Pietro era Senador e membro da magistratura, como juiz.
Outros notáveis portadores deste nome foram o histórico Giovanni Grossi nascido em 1404 e Giovanni Battista Genaro Grossi (1766-1801), jurisconsulto, tradutor e histórico da arte. O sobrenome Grossi foi introduzido no Estados Unidos junto com outros da família de Angelo Grossi, que chegou a Nova Iorque procedente de Napoli a bordo do navio "Alesia" em 18 de maio de 1889.
Texto traduzido para o português em 05/12/95 por Guilherme Grossi Netto e Salvador Caruso com a interferência do Cônsul da Itália em Juiz de Fora/MG.

Guedes - Sobrenome português, patronímico de Gueda. Os Guedes vem de Gonçalo Vasques Guedes, fidalgo galego, que se passou a Portugal em tempo de el-rei D. João I . A forma original deste sobrenome seria Guedez.

Guimarães - Sobrenome português toponímico de origem germânica, vem de Wigmar "cavalo (marah) de combate (wig)" , formou-se assim o nome de homem Vimara e expressão Wimaranis ( villa ou quinta do Vimara ). Os Guimarães procedem de Lourenço de Guimarães, que se chamou assim pôr ser natural desta vila, em tempo de El-rei D.Afonso V.

Gusmão - Sobrenome de origem espanhola e portuguesa, classificado como sendo um toponímico, pois tem origem geográfica, em espanhol encontramos Guzman, em documentos do português arcaico encontramos Guzmão e Gozman. Provem do germânico Guthmann ou Gudhmann : homem ( mann ) de deus ( Guth, Gudh ) ou de Gutismann ( homem dos bens, proprietário ) ou homem apto ( goths ) para as armas. Na Espanha fundou a linhagem deste nome um cavaleiro que povoou na aldeia de Guzman. Primeiros descendentes: Nuño Pérez de Guzmán, Pedro de Guzmán e Juan Nuñes de Guzmán. É uma das famílias mais ilustres e estendidas da Espanha. Pertence a ela o patriarca S. Domingos


      Importante - Os textos aqui publicados são apenas pequenas amostras dos historicos enviados, caso seu sobrenome não esteja aqui ou deseje maiores informações visite a sessão "Produtos" ou entre em contato conosco e lhe enviaremos um orçamento sem compromisso.