D

Dainesi - Sobrenome italiano classificado como sendo um toponimico, ou seja, de origem geografica, Dainesi é uma forma regional para Danesi, este por sua vez é a forma plural de Danese, Danese era como se chamavam as pessoas oriundas da Danimarca (atual Dinamarca) ou seja "dinamarques". Assim alguem oriundo da Dinamarca, conhecido em sua vila por sua origem teve um filho conhecido como "Fulano, filho do Danese", o qual passou o nome em diante, passou a forma plural para indicar um clã familiar, assim a "Familia dos Daneses"em italiano fica "Famiglia dei Danesi", a forma Dainesi se desenvolveu devido a algum dialeto de um dos locais onde esta familia passou. As formas Dainez, Dainezze, Dainezzi, Daineze e Dainezi, são na maioria variações regionais ou dialetais, não se excluindo algumas vezes, a possibilidade de se tratarem de erro de cartorio durante a época da imigração.

Dalla Dea - Sobrenome de origem italiana, ao que parece classificado como um matronímico, ou seja derivado de um nome materno, dando assim origem a uma linhagem de pessoas, vem de Dalla que seria uma contração da preposição "da" com o artigo feminino singular "la" ( a ) traduz-se para o português como " da " , indica procedência de um local, membro de um cepo familiar e também filiação, com o nome próprio feminino Dea, o qual seria uma forma regional feminina reduzida do nome Taddea, derivado de Taddeo. Assim o primeiro indivíduo que se destacou pôr este sobrenome seria filho da Sra. Dea sendo assim " Dalla Dea ".

Dalla Pria - Sobrenome de origem italiana, classificado como sendo derivado de uma profissão, do portador inicial ou de seu pai, é composto pôr Dalla, uma contração da preposição da com o artigo feminino singular la, traduz-se pôr da, indica procedência de um local ou filiação, e Pria, forma dialetal que vem do latim Pietra ( pedra, rocha ), indica o pedreiro, aquele que extrai pedras.

Dalle Lucca - Sobrenome italiano classificado como sendo um patronímico, composto de Dalle, o qual indica filiação e Lucca um nome próprio, assim que se identificava com tal nome seria um filho do Sr. Lucca Lucas).

Dalostto - Sobrenome de origem italiana, classificado como um patronímico, pois deriva de um nome próprio, este sobrenome é formado pelo nome Dalo com o sulfixo otto, o qual pode ter função aumentativa ou diminutiva, o nome Dalo é uma forma aglutinada de D' alò, o qual deriva, através de uma série de alterações de cunho popular, do nome Eligio, que passa para Eloi, Aloi até chegar em Alò. Assim " Fulano filho do Sr. Dalo ", com o tempo passou a se chamar " Fulano Dalo " repassando futuramente esta designação.

Darago - Sobrenome utilizado pôr italianos e espanhóis, trata-se de uma forma apocopada do original D'Aragona, o qual indicava um cidadão oriundo do Reino de Aragón, região cituada ao sul da Itália e dominada pela Espanha entre 1282 até 1800.

Dato - Sobrenome de origem italiana, forma truncada do original Da Tos o qual é formado pela preposição Da ( de ) mais a palavra Tos que seria uma redução setentrional de Toso. Toso vem do latim tonsus, tosado, significando tosquiado ou raspado, na idade media era costume raspar a cabeça dos meninos que eram chamados pôr isso de tonsus, o termo se fixou e passou a indicar qualquer rapaz, jovem ou serviçal, o vocábulo também se referia a local desmatado ou privado de sua vegetação natural. Pela existência de uma preposição na formação deste sobrenome conclui-se que a primeira pessoa que o utilizou deveria ser um habitante de tal local, transmitindo assim esta designação, pôr esta razão podemos classificar este sobrenome como sendo um toponímico, ou seja, com origem geográfica.

Debiasi - Trata-se de um sobrenome de origem italiana seria a grafia juntaposta do original De Biasi, Biasi é uma variação regional de Biagi o qual tem sua origem no nome próprio Biagio, este nome foi popularizado devido a culto a San Biagio martirizado em 316 com uma carda de limpar lã, sendo pôr este motivo o patrono dos mercadores de lã e invocado contra problemas na garganta. Atualmente, devido a transformações fonéticas e gráficas o nome Biagio é conhecido como Brás e San Biagio é o atual São Brás. Existiram em épocas remotas diversas localidades designadas San Biagio, devido a grafia " De " suponhem-se que o fundador desta família devia residir em uma destas localidades.

De Bortoli - Sobrenome de origem italiana, classificado como sendo um patronímico, pois deriva do nome do pai do portador inicial, é composto pela preposição De que indica origem ou filiação e por Bortoli que seria a forma plural de Bortolo o qual era uma redução popular do nome Bortolomeu ( atual Bartolomeu ). Assumiu a forma de sobrenome quando alguém referiu-se a "Fulano filho de Bortolo" então ficando " Fulano de Bortolo " transmitindo assim esta designação aos demais descendentes desta família. Está no plural devido a um costume italiano antigo de os membros de uma mesma família morarem juntos em grandes casas, assim a " Casa dos Bortolos " em italiano fica " Cassata Dei Bortoli " .

Dedeu -Sobrenome de origem catalã, trata-se de uma grafia aglutinada de de Déu (=de Deus).Portanto trata-se de um sobrenome de origem religiosa.

Del Fiore - Sobrenome italiano, composto da preposição Del, que sugere procedência ou filiação e de Fiore ( flor ) o qual no período medieval se difundiu como nome próprio de cunho afetivo, utilizado tanto no masculino como no feminino, o sobrenome surge como um patronímico que recorda o nome do fundador do tronco familiar.

Demarchi - Sobrenome de origem italiana, grafia juntaposta do original De Marchi, trata-se da associação da preposição De, a qual indica filiação ou procedência ( origem regional ) e Marchi uma variação dialetal do nome próprio Marci que originalmente vem do latim Marcus, assim podemos considerar este sobrenome como sendo um patronímico, pois tem sua origem no nome do pai do portador inicial que era " Filius De Marchi " ou " Filho de Marchi ".

Diniz - Sobrenome português classificado como sendo um patronímico pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, é considerado como sendo uma variação do sobrenome Dinis ou Denis os quais vem do francês Dionísio, assim o filho do Sr. Dinis ficou conhecido como " Fulano filho do senho Dinis " e seu neto apenas como "Sicrano Dinis", passando esta designação dai em diante as demais descendentes desta familia.

Diverio - Sobrenome de origem italiana classificado como sendo toponímico, devido ser sua origem geográfica, mais precisamente no Vale Divedro aonde escorre o rio Diveria. No antigo dialeto local o vale era conhecido como "Val Dvèr" , mas "italianizando" o nome no decorrer dos tempos, passou-se a chamar também : Vale Divedro, Dovedro, di Divedro, di Davedro, Divetria, di Diveria e di Diverio. Em época romana era chamado de "Valles Vetus - Vale Velho" no qual também deriva "Val Dvèr".
Sobrenome pouco difundido na Itália, sobretudo conservando-se na região de Piemonte, aonde foi considerada como uma família nobre.

Dominguez - Forma espanhola do patronímico de Domingos, ou seja o " Fulano filho do Sr. Domingos "era conhecido como " Fulano Dominguez ". Em Portugal usa-se a forma Domingues e em documentos do século 13 registrou-se a grafia Dominguiz. O nome Domingos vem do latim Dominicus e significa "nascido num domingo"que é o dia do Senhor ( Dominica dies, deriva de dominus "dono, senhor" significado primitivo "pertence ao Senhor".

Drummond - Sobrenome de origem escocesa, sua formação é uma mistura de algumas linguas, é formado pelo gaulês Dru que significa "Homem" e pelo germanico Mond que significa "Proteção" , ou seja seu significado completo seria " Homem que protege ", na Escócia há quem utilize a variação Drumont. Um dos membros desta familia escocesa passou para Portugal e constituiu familia na Ilha da Madeira. Há casas nobres deste sobrenome nas Ilhas da Madeira e Açores. Procedem dos Condes de Drumont em Escócia.

Duarte - Sobrenome português, classificado como sendo um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, Duarte é uma modificação da forma antiga Eduarte, a qual vem do francês Edouart, como nome próprio é considerado uma variação de Eduardo. Assim " Fulano filho do Sr. Duarte " passou a ser conhecido apenas como "Fulano Duarte".

Dutra - Sobrenome português, forma aglutinada de De Ultra, adaptação do Holandês ( Flamengo ) Van Hurtere. O sobrenome provem dos Açores, pois um Dutra povoou as ilhas do Faial e Pico. Outras formas registradas são: Ultra e Dultra.


      Importante - Os textos aqui publicados são apenas pequenas amostras dos historicos enviados, caso seu sobrenome não esteja aqui ou deseje maiores informações visite a sessão "Produtos" ou entre em contato conosco e lhe enviaremos um orçamento sem compromisso.